Indenização de seguros: O que cobre e como recorrer?

Indenização de seguros: O que cobre e como recorrer?


Presidente do Clube dos Corretores de Seguros do ABC esclarece pagamento das indenizações e coberturas de seguros

 

31/01/2011

 

As chuvas da primeira quinzena de janeiro arrasaram muitas regiões e deixaram várias cidades em estado de alerta. Segundo indicadores meteorológicos as chuvas que atingiram o sudeste do Brasil já equivalem a mais de 90% do volume esperado para todo o mês de janeiro.

Com volumes de água tão altos, os prejuízos também são grandes. Mas afinal, seguro indeniza bens destruídos por enchentes?

Segundo Marcelino Odlevati, presidente do Clube dos Corretores de Seguros do ABC a indenização por enchentes é possível, porém existem dois tipos de cobertura. A compreensiva e de incêndio e roubo. “Na cobertura compreensiva enchentes, raios, quedas de árvores, ressacas, vendavais e outras catástrofes naturais estão asseguradas, já a cobertura de incêndio e roubo tem sua proteção limitada”.

No caso de residências com danos estruturais, perda de eletrodomésticos causados por inundações, transbordamento de rios, ruptura de canalizações e outros as apólices multiriscos indenizam o segurado com o valor acordado em apólice.

No procedimento para automóveis é preciso agendar vistoria com a seguradora para avaliação dos danos causados. Em alguns casos o dano causado não atinge o valor da franquia, assim, somente a limpeza e higienização pode ser feita pela seguradora. Para reparos maiores, o segurado paga o valor da franquia e é efetuado o conserto, em caso de perda total do veículo é feita a indenização de acordo com o valor referenciado na apólice.

Importante esclarecer que mesmo assegurados, alguns fatores podem causar a exclusão da indenização de seus bens. “Veículos que tenham sido colocados em situação de risco ou tenham enfrentado alagamentos propositais atravessando enchentes perdem o direito de indenização, assim como residências que foram danificadas por negligência do proprietário, ou seja, janelas e portas abertas durante um temporal”, informa Odlevati.

Casas construídas em áreas ilegais ou em áreas de riscos comprovadas também não são cobertas.

No caso de segurados que precisam acionar o seguro de vida e que perderam toda a documentação nas enchentes, é possível localizar a apólice ligando para seu corretor de seguros. “Alguns seguros de vida cobrem inclusive o auxílio funeral que se encarrega de todos os trâmites da ocasião”, lembra Marcelino.

 

* Marcelino Odlevati é presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Grande ABC. Especialista em seguros formado pela FUNENSEG (Escola Nacional de Seguros) atua no mercado há 18 anos.


Revista INCorporativa
 



 

 

Notícias

STJ reconhece multiparentalidade em caso de gravidez aos 14 por abuso sexual

quarta-feira, 13 de agosto de 2025 STJ reconhece multiparentalidade em caso de gravidez aos 14 por abuso sexual Corte manteve guarda com pais socioafetivos e incluiu mãe biológica no registro da filha, nascida após gravidez decorrente de abuso. A 4ª turma do STJ decidiu manter acórdão do TJ/MT que...

STJ julga autorização de acesso a herança digital em inventário

Caso inédito STJ julga autorização de acesso a herança digital em inventário Caso envolve bens armazenados em computador de herdeira falecida na tragédia aérea que vitimou a família Agnelli. Da Redação terça-feira, 12 de agosto de 2025 Atualizado às 19:15 Nesta terça-feira, 12, a 3ª turma do STJ...

Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural

Regularização Advogada explica regularização por georreferenciamento em imóvel rural A obrigatoriedade inicia a partir de 20/11 para qualquer transação imobiliária ou regularização fundiária. Da Redação segunda-feira, 4 de agosto de 2025 Atualizado às 12:02 Processos de regularização fundiária e...

Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal

Opinião Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal Antonio Carlos de Souza Jr. Roberto Paulino de Albuquerque Júnior 31 de julho de 2025, 7h04 O tribunal superior, porém, não vem analisando uma importante questão sobre a fraude à execução fiscal, qual seja:...

Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel

Vitória da boa-fé Intenção de pagar a dívida basta para manter devedor em imóvel 26 de julho de 2025, 12h32 Na decisão, a juíza destacou a gravidade da situação e disse que “tais medidas são a última oportunidade para solução amigável, caso contrário, será dado cumprimento ao mandado de...